Artistas e temáticas base da próxima estaçãoArtistas famosos, imagens costumeiras, cores e formas diferenciadas sempre foram e consecutivamente serão fontes de inspirações para coleções de moda e sugerem um caminho a estético a ser seguido. Inspirações trazem resultados diversos dependendo do que se faz, para quem se faz, porque, onde, como etc. Partindo desses conceitos, podemos destacar como fontes de inspiração artistas e temáticas que estarão fortemente presentes na moda inverno 2009. Com relação aos asrtistas que inspirarão o inverno 2009 temos:
Yayoi Kusama:
Yayoi Kusama:
Kusama iniciou sua carreira aos 10 anos de idade quando começou a pintar polka dots. Ela explorou a forma circular, as bolinhas, em todos os tipos de base e cores. Em 1969, ficou famosa com sua linha “Kusama Textile” que foi comercializada em lojas de departamento. Posteriormente Yayoi abriu sua própria butique. Produziu happenings, foi ativista contra a guerra no vietnã e outras causas sociais, fez fashion shows em vários lugares do mundo.Yayoi uma artista com talento nato, que poderia ser um dos grandes nomes da pop arte, contudo, ela deixou o circuito internacional de artes em 1975, quando deixou Nova York e voltou para Tóquio. O motivo dessa decisão foi que a artista sofria de Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) em algo grau e precisou se internar. Essa obsessão está presente em suas obras nos pontos. Kusama os vê como símbolo de doença, a enfermidade que toma a tudo e a todos. Ela afirma que suas obras são representações das alucinações que sofria, sua forma de demonstrar isso aos outros foi à arte. Tudo o que ela vivenciava durante seus surtos, era expresso através de suas obras como uma forma de demonstrar à sociedade, tudo o que ela visualizava. Nas criações (de caráter pop) abaixo, temos alguns ambientes; um monumento em que ela revestiu com seus pontos; e trabalhos tridimensionais feitos em meados dos anos 90.
Takashi Murakami:
também de origem janonesa, Takashi Murakami nasceu em 01 de Fevereiro de 1963, na capital do Japão (Tóquio). Sua formação é de pós graduação, mestrado e doutorado pela Tokyo National University of Fine Arts and Music. Suas criações se baseiam no minimalismo. Ficou conhecido por conferir à grandes marcas do mundo da moda, um ar pop. Um exemplo disso , foi sua parceria com Marc Jacobs, onde fez luxuosas bolsas Louis Vuitton, um objeto de esplendido desejo.“Superflat”, um movimento caracterizado como pós-moderno, que tem como influência o manga e o anime, é de sua autoria.Sua arte pop e colorida, de traços bem japoneses e lisérgicos, além de ser baseada em formas assimétricas, inspirará a moda inverno 2009.
Martin Margiela:
é um designer belga e lidera sua Maison há 19 anos, conhecido como o rei da reciclagem por desenvolver peças feitas dos materiais mais inusitados; explora a estética do gosto duvidoso e do clean com maestria; e questiona aspectos como a industrialização e os processos da moda mesclando referências da alta costura com a comercialização massificada, além disso, ele desenvolveu novos olhares sobre o corpo humano.Dentre as temáticas que também irão inspirar criadores e suas criações no inverno 2009, destacamos:
Superheroes: Os mundos imaginários serão uma forte aposta no inverno 2009. A inspiração veio da exposição “Superheroes: Fashion and Fantasy” realizada no Metropolitan Museum of Art, em Nova Iorque. Ela mostrou as associações metafóricas entre o mundo fashion e os super heróis que já fizeram parte, em algum momento, das nossas vidas. Cerca de 70 coordenados, desde peças de sportswear e guarda-roupas de filmes icónicos até criações de Alta Costura, todas criadas a partir de super heróis e super heroínas como Superman, Catwoman, Wonder Woman ou X-Men, enchendo de admiração os olhos dos espectadores dessa amostra. As peças foram dispostas por temas torno de um herói em particular, cujos guarda-roupas e super poderes impulsionam a discussão dos conceitos chave do super heroísmo e a sua expressão na Moda.Dentre os designers que colaboraram com essa esposição podemos dstacar: Dolce e Gabbana, Pierre Cardian, Alexandre McQueen, Julien Macdonald, Versace, Moschino, Armani, Bernhard Willhelm, Balenciaga, John Galliano, Rick Owens, Gareth Pugh, Thierry Mugler, Jean-Paul Gaultier, Three As Four, e Walter Van Beirendonck.
Eco-Friendly:
A onda Eco Fashion é, sem dúvida, a tendência mais forte que irá estar presente nas criações. Este tema, o Eco-friendly, retrata com e como as empresas estão trabalhando para produzirem mais, melhor e sem prejudicar o ecossistema. Novas lavagens de jeans, novos fios ecologicamente corretos, além de cores e texturas, exemplificam essa vertente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário