Atitude é o conceito que rege o melhor do nosso tempo. Não importa o que se usa, muito menos o que se compra. O que conta, na verdade, são as mensagens que transmitimos através de cada objeto que nos rodeia, dos lugares que freqüentamos e de tudo o que, genericamente, consumimos. São as escolhas. É o comportamento. Comportar-se de maneira democrática, tomar conscientemente as próprias decisões, refletir sobre temas contemporâneos e, principalmente, posicionar-se diante das idéias e possibilidades que o mundo oferece é a atitude de Melissa. E também de quem é apaixonado por ela.Ela, não um sapato, mas um objeto de design que ultrapassa forma e conteúdo chegando à verdadeira mensagem que quer transmitir: a do plástico como opção. Afinal, plástico é o material que representa seu DNA e seu modo de viver a vida buscando alternativas, novidades, transformação, modernidade, criatividade, tecnologia e sustentabilidade – conceitos que guiam pessoas de atitude jovem, consciente, despojada, irreverente, democrática e docemente subversiva. Porque Melissa, que em 1979 nasceu em berço de plástico e com inegável talento para desdobrar-se em alternativas outras, valoriza o contínuo exercício de estar jovem, ou seja, de buscar novos caminhos.Melissa escolheu ser acessório, porque é fashion e gosta de moda – universo da comunicação visual que vive da eterna renovação de tendências –, apaixonada pelo novo que é. Sua (anti)rotina é a pesquisa de informação, as parcerias criativas e a superação de si mesma, e seu objetivo é ser uma experiência individual. Afinal, Melissa é o que cada um acha dela. É feminina, sexy, pop, original, refinada, curiosa, inusitada, lúdica, otimista, impermanente, bem-humorada, sedutora, indecente e inocente. É um sentimento e, como tal, encontra em cada um modos diferentes de sentir.Para Melissa, a tecnologia está a serviço das emoções humanas. Ela acredita que, com novas técnicas, dá-se um passo à frente para enxergar novos caminhos. Mas isso não sem se abastecer de inspirações. É do mundo das artes plásticas, da arquitetura, da música, da fotografia e de tantos outros mundos que ela absorve influências para se recriar em novas versões de si mesma. E é do Brasil, país de misturas culturais e tentativas criativas, cujo povo vive eternamente de projetos e alternativas ao lugar-comum, que ela herdou sua grande característica: a de ser multidisciplinar.Melissa completou 25 anos experimentando sempre. Dentro e fora do país, entregou-se ao talento de estilistas, como Jean Paul Gaultier, Thierry Muegler, Alexandre Herchcovitch e Marcelo Sommer, de artistas plásticos, como Romero Brito, o stylist e diretor de arte Judy Blame e de designers, como Patrick Cox, J.Maskrey, os irmãos Campana e, mais recentemente, Karim Rashid. Apareceu em filmes e anúncios, vestiu os pés de inúmeras personalidades e modelos, como Claudia Schiffer, desfilou em passarelas e ganhou as mais estilosas butiques internacionais.Após tantas experiências, em 2005 decidiu-se contar sua história com o mesmo teor emocional de sua trajetória e com total liberdade artística em Plastic.o.rama Made in Brazil, projeto de uma exposição mais um livro em que cem profissionais de diferentes áreas foram convidados a interpretar um modelo básico da sandália, original de 1979, criando obras e customizações únicas. Foi um enorme sucesso. Agora, de olho no futuro, Melissa segue renovando seu estilo, agregando novos conteúdos através de parcerias e reforçando a corrente anti-mediocridade contra a mesmice e a falta de alternativas. Marca global, não vê fronteiras na moda e no mundo. Pelo menos, não se o plástico for a linguagem.
22/10/2009
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