Os temas que irão guiar as criações do setor calçadista brasileiroO sapato antigamente era considerado a peça do vestuário que tinha a finalidade de proteger os pés, mas hoje em dia não existe só essa finalidade para eles. Alguns afirmam que existem pinturas paleolíticas em cavernas da França e Espanha sugerindo a existência de calçados já em 10.000 a.C. Contudo, há pesquisadores que afirmam que os sapatos foram criados na Mesopotâmia, onde atualmente encontra-se o Iraque, há mais de 3.200 anos. Eles eram elaborados com couro macio para que o homem primitivo pudesse atravessar trilhas montanhosas.Os sapatos são a extensão e a complementação das roupas e alguns estudos afirmam que é o acessório que mais revela a personalidade de quem os usa. Recentemente, a Francal divulgou as tendências para a moda calçadista do inverno 2009.A Francal está presente no mercado há quase quarenta anos e é umas das maiores feiras de negócios em toda a América Latina. Reconhecida pela alta qualidade e seriedade, a empresa realiza uma vez por ano, mais especificamente no mês de julho, uma feira de calçados a fim de lançar oficialmente as coleções de primavera-verão 2009. O grande número de importadores que visita a Francal é fruto da campanha internacional de valorização da imagem do calçado brasileiro. A feira atrai profissionais de todos os continentes, proporcionando ao setor uma crescente abertura de novos mercados. Com isso, a empresa evoca a necessidade constantemente de reciclagem nas linhas de produção, investimento em tecnologia avançada e muita pesquisa para a criação dos produtos altamente tecnológicos.De uma forma geral os conceitos da moda inverno 2009 para calçados ressaltam a inspiração para criar o que tem que existir. A mudança do aspecto comum das coisas se torna fundamental, através da utilização de efeitos especiais que valorizam o produto. Os materiais utilizados assimelham-se a tecidos fofos e inchados, sem, contudo, perder a maciez quando acabados com efeito laminado. Os temas possuem em comum a intervenção manual em linhas tanto elegantes como casuais e esportivas.As formas se confirmam curtas, com bico arredondado e saltos com proporções exageradas para o feminino e mais arrojadas e alongadas nos masculinos. Em função da presença de matérias-primas brilhantes, os enfeites semelhantes a bijouteria serão substituídos com ornamentos mais tradicionais, em metal fosco ou polido e de inspiração techno. Uma das tendências para o inverno de 2009 é a aplicação dos mesmos materiais e cores nos acabamentos.O elemento base para atenuar o vivo das cores é o cinza, que remete ao visual dos metais e que chegam a influenciar todas as coleções.
- Plasmar e Moldar:
- Plasmar e Moldar:
O primeiro tema tem como origem das cores as transparências acinzentadas e os materiais se transformam em estampas super evidenciadas em relevo, efeitos espelhados, metalizados e uma maciez indispensável. O material mais usado neste conceito é o couro e de preferência vegetalizado, e os ornamentos podem ser básicos como fivelas de metal fosco ou encapadas em contraste de cor.
- Lucidar e Iuminar:
O segundo tema, remete a uma sensação profunda pois é baseado em materiais brilhosos com a volta do verniz e de metais polido. A modelagem é clássica e possuem formas confortáveis. Ornamentos em materiais sobrepostos e faixas largas e franjas em contraste de cor e material.
- Quebrar, dividir e recompor:
O terceiro traz uma sensação de futuro. Os materiais apresentam micro estampas de formas geométricas e apresentam desenhos esculpidos. Nos ornamentos não faltam tranças e cores metalizadas e brilhantes.Essa foi uma pequena abordagem sobre as tendências de sapatos do inverno de 2009, espero que vocês tenham gostado e até a próxima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário